sábado, 26 de maio de 2012

Bebidas energéticas podem não ser benéficas


A indústria alimentar está sempre a tentar dar a maior variedade possível aos consumidores. No que diz respeito a bebidas energéticas isso também acontece já que há imensas hipóteses.
As bebidas energéticas por norma, possuem grande quantidade de cafeína ou outros aditivos que funcionam como estimulantes para que possam gerar um aumento de energia. Vários estudos mostram que estas bebidas podem desencadear convulsões e eventos cardiovasculares. Num estudo do Emergency Medicine Journal, os autores referem que pode ocorrer intoxicação por cafeína (por excesso de catecolaminas: adrenalina, noradrenalina e dopamina). Os adolescentes, que são mais propensos à ingestão de bebidas energéticas em excesso (em contexto social), possuem organismos mais sensíveis e é preciso ter atenção ao exagero.

Para piorar o cenário, um estudo do Archives of Pediatric, é chamada a atenção para o facto de ser bastante perigoso misturar bebidas alcoólicas com bebidas energéticas. 25 a 40% dos jovens estudados nesta investigação, afirmava ingerir bebidas energéticas juntamente com bebidas alcoólicas, nas festas em que participavam. Quando os jovens misturam bebidas alcoólicas e energéticas, as consequências da ingestão de álcool são maiores já que demoram mais tempo a perceber que já beberam demais, continuando a beber quando já estão bastante alcoolizados.
Atenção portanto à ingestão de bebidas com cafeína, principalmente se combinadas com bebidas alcoólicas.

Um comentário:

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!