quinta-feira, 24 de maio de 2012

Café: Bom ou Ruim para a Saúde?


      Uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo é o café devido as suas características organolépticas, como o aroma e o sabor, e também pelo seu efeito estimulante.
    Existem pessoas que tem o hábito de ingerir muito café durante o dia, em torno de 5 a 6 xícaras, outras já preferem evitar, pois acreditam que em exagero podem fazer mal a saúde.

  Ainda existem muitos estudos sobre as composições do café, pois ele desperta grande interesse da comunidade científica.
Mas será que ele tem mais benefícios que malefícios? Vamos ver alguns dados.

 O café possui inúmeros compostos, e ainda no processo de torrefação, ocorrem diversas reações químicas onde esses compostos se degradam ou formam outros. Apesar da cafeína ser sempre o composto mais citado, o café possui outros nutrientes como o potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. Também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, açúcares, polissacarídeos e antioxidantes, os quais combatem os radicais livres.
     Os efeitos do café dependem da qualidade e quantidade desses compostos químicos, referindo que o consumo moderado é a ingestão de 3 a 5 doses diárias de café
Com uma ingestão mais baixa que a descrita já se percebem efeitos como melhoria do estado de alerta, de energia, da capacidade de concentração, do desempenho em tarefas simples, da vigilância auditiva, do tempo de retenção visual e diminuição da sonolência e do cansaço.
Segundo estudos, consumir café moderadamente não acarreta riscos para a saúde. Porém doses elevadas podem trazer prejuízos ao organismo como taquicardia, palpitações, insônias, ansiedade, tremores, dores de cabeça e náuseas, principalmente em pessoas que são sensíveis a cafeína.
  Recomenda-se para a pessoa que quer diminuir a quantidade de café diária, que faça isso de forma gradual, pois a interrupção abrupta pode trazer efeitos parecidos com os descritos anteriormente. 
    Estudo relatam que o café pode prevenir certas doenças como a de Parkinson, o Mal de Alzheimer, depressão, cálculos renais, diabetes tipo 2, doenças coronarianas e redução do colesterol. Devido aos seus compostos antioxidantes auxiliam no processo de emagrecimento, pois há um aumento da termogênese, e também na prevenção de alguns tipos de câncer como o de cólon e reto
   Mas como tudo tem seu lado ruim, o consumo exagerado de café pode trazer malefícios ao organismo como a azia, pois causa uma irritação na mucosa esofágica;diminuição da absorção do ferro não-heme, ou seja, o de origem vegetal, portanto pessoas que estão com anemia devem ter mais cuidado; e também pode elevar a pressão arterial, sendo um risco para pessoas com hipertensão arterial. 
   Podemos analisar que não há evidência de que o consumo moderado de café (3 a 5 xícaras por dia), por indivíduos saudáveis seja prejudicial. Mas existem pessoas que são mais sensíveis aos efeitos da cafeína, portanto devem evitar o consumo.
Muitos estudos estão sendo e serão ainda realizados para saber ao certo os efeitos do café em nosso organismo. 

fonte: Nutrir mais

2 comentários:

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!