domingo, 27 de maio de 2012

Carotenóides na Proteção contra os Raios Ultravioleta (UV)



Olá nutris e seguidores do Nutrícias... Li este artigo na versão eletrônica da revista “Nutrição em Pauta”e achei super interessante postar, afinal estamos expostos a todo instante a uma “bomba” de raios UV e temos que nos proteger, concordam?






O desejo de manter uma aparência jovem é acompanhado pelo crescimento da nutrição estética. A nutrição é chave da saúde do corpo e da pele, e a ingestão de determinados alimentos pode promover uma fotoproteção, amplificando tanto a beleza como a saúde. Na ausência de proteção tópica, a proteção solar da pele e dos olhos fica dependente de mecanismos endógenos de defesa, tais como a melanina e nutrientes fotoprotetores.
                                                                                  Uma alimentação com oferta sistemática de carotenoides (presentes na batata-doce, abóbora, beterraba, mamão papaia, manga, brócolis, cenoura e espinafre) ou suplementação oral dos mesmos ajuda a prevenir dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta (UV). Entre suas funções estão a absorção de luz, atividade antioxidante, diminuição do risco de doenças degenerativas e câncer. Os estudos com os carotenóides demonstraram que a fotoproteção é dependente da duração do tratamento e da dose diária consumida. Ainda se fazem necessários mais estudos, a fim de avaliar o consumo de carotenóides em longo prazo nos efeitos nocivos da radiação UV, como o fotoenvelhecimento e a fotocarcinogênese.

Um comentário:

  1. Interessante! Aqui em Picos, então, haja ultravioleta!! kkkk

    ResponderExcluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!