sábado, 26 de maio de 2012

Conheça os perigos de ficar em jejum

Depois de um churrasco, uma feijoada ou após consumir alimentos muito calóricos, tem gente que passa muito tempo sem comer, por achar que o organismo irá se recuperar de forma mais rápida ou que, desta forma, evitará engordar, como uma espécie de compensação pelos excessos. Será verdade? Segundo especialistas, isto não passa de um engano.
A grande verdade é que ficar sem comer faz mal à saúde. “O máximo que se pode fazer é reduzir a quantidade e comer alimentos mais leves, mas jejum completo é prejudicial”, explica Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética.
A grande maioria dos casos de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia nervosa, aliás, é causada por dietas contra-indicadas pelos médicos, que incluem longos períodos sem comer. Com elas, o indivíduo passa a ter episódios de descontrole alimentar e depois de um tempo em jejum, come compulsivamente, apresentando sintomas depressivos.
Jejum da alma
Devido às crenças religiosas, muitos acreditam que o jejum purifica o organismo, o que não é verdade. Pessoas diabéticas, idosos com debilitação física e que usam medicação em horários fixos não podem deixar de se alimentar. Isso acontece porque, aos poucos, as reservas de glicose vão acabando, e outras fontes de energia, como proteínas e gordura, passam a ser utilizadas para que o organismo se mantenha vivo.
O jejum ainda provoca consequências sérias ao organismo. Quanto mais longo for o jejum, mais gordura e proteínas vão sendo consumidas. Com isso, o humor se altera, o hálito fica ruim, o indivíduo pode ter crises de hipoglicemia, o corpo produz menos calor. No caso das mulheres, a menstruação também atrasa. Fraqueza, sudorese, apatia, queda de cabelo e unhas quebradiças também são consequências comuns. Mesmo em pacientes obesos, jejuns de mais de quatro horas são contra-indicados, a não ser, em situações específicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!