domingo, 27 de maio de 2012

Consumo de café


 P.S . Especial p/ quem gosta de um cafezinho no trabalho, em casa ou na rua!! 
O café é consumido em grande quantidade por todo o mundo. Seu sabor e forma de prepraro podem variar, porém suas propriedades nutricionais se mantem de forma geral. Os estudos que relacionam o consumo de café com benefícios e prejuízos a saúde têm sido desenvolvidos nos últimos anos, com o avanço da ciência e tecnologia.
De acordo com pesquisa recente, muitos estudos têm encontrado uma associação inversa entre consumo de café filtrado e incidência de diabetes tipo 2. De acordo com os resultados, a associação inversa moderada foi encontrada entre o consumo dos dois tipos de café e o risco de prescrição de medicamentos orais antidiabéticos no período de 5 a 20 anos.
Outro estudo caracterizou os pacientes com úlceras grastroduodenais. De acordo com os resultados, a maioria dos pacientes atendidos com úlcera era do sexo masculino, maiores de 50 anos e consumidores de café, tabaco e álcool.
Os dados dos estudos relacionam o consumo do café com algumas patologias. Porém seu consumo de forma moderada, de acordo com estudos recentes, não fornecem prejuízos á saúde, podendo inclusive seu consumo contribuir de forma positiva em alguns casos.
Fontes:
Hjellvik V; Tverdal A; Strøm H. Boiled coffee intake and subsequent risk for type 2 diabetes. Epidemiology; 22(3): 418-21, 2011 May.
CABRERA CARDENAS, Félix Armando; HERRERA, Manuel Hidalgo  y  LORDA GALIANO, Lázaro. Comportamiento de la úlcera gastroduodenal perforada. Rev Cub Med Mil. 2011, vol.40, n.1, pp. 12-21.
Saúde Pública - 16/maio/2012

3 comentários:

  1. gosto muito de tomar café, ahh!!! pela manhâ é tão bom...

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito de café, mas p/ quem gosta é consumir com moderação.

    ResponderExcluir
  3. Adoro um cafezinho!!!
    Mas sempre fico atenta na quantidade...

    ResponderExcluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!