segunda-feira, 14 de maio de 2012

Crônica

Preso! Estava... Por pouco mais de uma década. Nunca houvera sido tão sucateado, tão maltratado, tão humilhado. Os mais novos sequer sabem de suas glórias! Mas, ele resistiu. Resistiu porque seu maior patrimônio, é a sua torcida! Seus apaixonados torcedores que dele nunca desistiram.
Preso, sim: o grito! Esse desmedido amor tocado nas cordas vocais, embalado no grito arredio de rumbora Baêa, minha porra! Quem é baiano, sabe! Quem é da nação, entende esse não xingamento, essa porra que na boca dos baianos vira substantivo, adjetivo, interjeição, vira mais que paixão, vira incentivo, motivo de tanta doação.
A Bahia está em festa, o nordeste está em festa! Seu maior campeão, respondeu presente. Ganhou e voltou ao lugar de onde nunca deveria ter saido. Mas futebol não tem lógica, então tivemos que amargar até uma série C, vilipendiados por diretorias irresponsaveis que arrastaram o time para o fundo do poço. Mas, ela sempre esteve lá, presente. Sua torcida! O Bahia, virou Baêa. O nervosismo, virou rumbora Baêa. O sentimento de posse, essa incrível sensação de fazer parte de uma imensa nação, a nação tricolor, passou a receber o chamado de "minha porra". Então taí, hoje, desde ontem, esse desmedido amor, calor no coração, arrepio de pancada entonado nas vozes roucas, sofridas mas fiéis. Campeão baiano de 2012, depois de 11 anos.
Como diz o seu hino: mais um, mais um Bahia, é assim que se resume, sua história!

Desse apaixonado integrante da turma tricolor, @mistersampa!

Bom dia, para todos! Saudações tricolores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!