quarta-feira, 2 de maio de 2012

Descaso em Picos


     Bom gente, resolvi começar a postar logo essa hora porque estava voltando para casa, às 22:30 hr, quando me deparei com várias pessoas que estavam na frente da Secretaria Municipal de Saúde de Picos esperando para fazerem marcações de consultas e exames simples pelo Sistema Único de Saúde(SUS).
     Perguntei para algumas dessas pessoas que horas tinham chegado lá. A senhora Marinalva de Sousa, de 63 anos, me respondeu que tinha chegado às 18:00 hr, já o senhor José Lima, de 51 anos, afirmou ter chegado no local por volta das 16:00 hr. Isso para serem atendidos no dia seguinte.
      Eu ja tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto, hoje pude presenciar esta triste realidade. E o pior é que as filas de marcação de exames em Picos não são de hoje. Mensalmente, na primeira semana do mês a mesma peregrinação acontece, famílias carentes de todo o município esperam ser atendidas e a maioria delas volta para a casa sem conseguir marcar o exame ou consulta devido a grande demanda e a baixa quantidade de vagas oferecidas. 
     Idosos, gestantes e crianças dormem ao relento para garantir um beneficio que todos os brasileiros têm direito, a saúde gratuita de qualidade. 
     Audiências públicas e auditorias já foram realizadas no sentido de encontrar uma solução para o descaso na saúde pública de Picos. O problema é tão grave que chamou a atenção da imprensa nacional. O Jornal “O Globo” divulgou matéria no dia 27 de março de 2011 onde retrata “o descontrole generalizado do dinheiro da saúde, sem punição”.
     Segundo O Globo, a cidade de Picos já passou por três auditorias no último ano, mas nenhuma providência foi adotada. Segundo os auditores, são tantas suspeitas de fraude que é impossível assegurar a real destinação de cerca de 40% dos R$29.229.484,56 transferidos pela União à prefeitura, em 2010.
Isso é um absurdo!


Estão ai algumas das fotos que tirei:





2 comentários:

  1. e ainda tem gente ki diz: " A Saúde no Brasil está melhorando!" Isso é triste.

    ResponderExcluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!