sábado, 12 de maio de 2012

Dia 25 de maio: Dia Internacional da Tireoide

De 23 a 27 de maio de 2011, comemora-se o Dia Internacional da Tireoide.
De acordo com os especialistas, as disfunções da tireoide atingem cerca de 300 milhões de indivíduos em todo o mundo, sendo que  mais da metade desconhece sua condição.  As mulheres em particular e os idosos são mais suscetíveis a essas doenças
No idoso, os sintomas dos distúrbios da tireoide podem ser confundidos com os da própria idade e não serem adequadamente tratados.  Os distúrbios funcionais da glândula, se não tratados, podem causar complicações graves, entre as quais doenças cardiovasculares. Podem ainda afetar a gestação e o feto em desenvolvimento. Por outro aspecto, as disfunções da tireoide podem ser facilmente detectadas, através de um exame, o TSH, que avalia os níveis séricos do hormônio estimulador da tireoide.


Você já se perguntou como a Nutrição pode auxiliar pessoas que querem prevenir ou tratar problemas da tireóide?
Pois então, um Nutricionista pode ajudar (e muito), dando ferramentas para melhorias na dieta, excluindo alimentos que sobrecarregam funcionamento da tireóide, detectando possíveis alergias ou intolerâncias alimentares, e até fazer uso de suplementos alimentares para equilibrar o organismo, corrigir deficiências e desintoxicar fígado (para melhorar produção de hormônios da tireóide).
Os hormônios produzidos pela tireóide são essenciais para a manutenção do metabolismo normal: interferem no metabolismo da água, proteínas, carboidratos, lipídeos e minerais (termogênese) e exercem seus efeitos sobre praticamente todos os sistemas e órgãos do corpo. Sendo assim, a redução da produção de hormônios pode diminuir a capacidade metabólica em mais de 40% (=entenda também como dificuldade em perder peso).
Deficiências de iodo (mineral importante para a produção de hormônios) e de selênio (essencial para bom funcionamento da tireóide) contribuem para as desordens tireoidianas.

Um comentário:

  1. Boas dicas!!!os distúrbios da tireoide devem ser entendidos e tratados!

    ResponderExcluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!