sábado, 26 de maio de 2012

Gostar da própria imagem impulsiona perda de peso



Como profissionais de saúde, temos noção de que é uma abordagem integrada (e não só a alimentação) que pesa quando se tenta perder peso. Um estudo português publicado no Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, mostrou isso mesmo.

Mulheres obesas ou com excesso de peso que estavam a seguir programas para perder peso, constituíram a população de estudo e foram divididas em 2 grupos.

Foram acompanhadas durante 1 ano, sendo que metade recebeu informações gerais de saúde, sobre boa alimentação, moderação do stress e outras formas de se cuidar. A outra metade participou em 30 sessões semanais (grupo de intervenção) em que foram discutidas questões como actividade física, alimentação com fundo emocional, imagem corporal e barreiras pessoais para a perda de peso.

As senhoras do grupo de intervenção foram mais capazes de auto-regular a alimentação, conseguindo assim perder mais peso - em média, sete por cento do peso inicial. Isto porque ficaram mais relaxadas quanto à sua imagem corporal.

A melhoria da imagem corporal levou a mudanças mais positivas e consistentes no comportamento alimentar.

A conclusão principal deste estudo refere que as mulheres que lidam melhor com a imagem do próprio corpo tendem a perder, em média, mais cinco por cento de peso depois de um programa que inclua dieta e exercício físico.
Assim, nutricionistas/dietistas e psicólogos poderão ajudar na obtenção de melhores resultados quando trabalham em conjunto com cada indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!