terça-feira, 8 de maio de 2012

Minha querida, amada e quente - PICOS!


Conhecida como Cidade Modelo e Capital do Mel. Cidade jovem é a cidade mais desenvolvida economicamente dessa região. Essa característica aliada a seu posicionamento geográfico lhe conferem a condição de pólo comercial efervescente no Piauí (especialmente de combustíveis e mel). É cortada pela BR-316 ou Rodovia Transamazônica, BR 407, BR-230 e fica muito próxima a BR-020. 

O município de Picos apresenta o terceiro maior PIB do Estado (dados IBGE 2004), sendo que a região fiscal de Picos arrecada mais que as regiões fiscais de Parnaíba, Floriano e Campo Maior juntas. Perdendo apenas para a região fiscal da Capital Teresina.

                Acima podemos observar o Pólo de Saúde de Picos: Em destaque as clínicas Memorial Santa Luzia e MedCenter e abaixo a vista aérea da cidade.


                   Imagem noturna da Matriz de Picos, considerada a segunda maravilha do Piauí.



                  Avenida Severo Eulálio, ponta da cidade onde a galera se reuni para a pratica de caminhadas.


                Trevo de Picos. Maior entroncamento rodoviário do Piauí e segundo do País.
Procissão em Picos



Vejamos aqui alguns fatos marcantes da Cidade.

A época de ouro da cidade de Picos (os verdes anos 50)
Essa época de ouro consagrada no município foi marcante devido a grandes alterações tanto no contexto político, social e econômico. Nos anos 50, segundo dados do censo do IBGE a população do município era de 54.713, sendo que 50.145 (91,65%) na área urbana e 4.568 (8,35%) na área rural. No mesmo ano, cresce a economia em Picos a indústria e o comércio ativo aumentando a demanda de produtos e seus consumidores, a área comercial de Picos cresce, e atualmente hoje é uma das cidades do Piauí que mais se desenvolve ativamente, tanto que atingiu o status de Capital do Centro-sul do Estado. 

As enchentes

A população de Picos-PI, em sua história, já sofreu situações catastróficas, com chuvas intensas, provocando grandes enchentes do Rio Guaribas, com suas águas transbordando, alagando as suas margens e atormentando cruelmente as populações ribeirinhas, sobretudo a população da própria cidade, com prejuízos incalculáveis. 

Cultura e Arte

A cultura de Picos é muito rica em diversos aspectos tais como:
Danças Folclóricas
Geralmente essas danças ocorrem em conjunto com algumas festas tradicionais religiosas: Reizado, São Gonçalo, Cavalo Piancó, Dança do Congo, Passeata, Queima de Judas e as Quadrilhas Juninas.
Escrita
No município de Picos também existem Academias de Letras que destacam o contexto intelectual dos picoenses. Dentre elas a ALERP (Academia de Letras de Picos) e a UPE (União Picoense de Escritores). Nesse contexto intelectual escrito é exposto ao público livros, versos, poemas, poesias, literatura de cordel e diversos contos. Destacam-se na área vários escritores como: Fontes Ibiapina, Vilebaldo Rocha, Ana Maria Coutinho, Eliane Madeira Moura Fé Dantas, Mundica Fontes, Célia Neiva, Barra Azul, Zé Santos, entre outros.
Música
Aqui encontra-se uma riqueza em relação a músicos e compositores, alguns até conhecidos em território nacional, o município é composto por pessoas apreciadoras da boa música regional, não é a toa que é muito comum encontrar locais de socialização de pessoas ter um músico ou compositor expondo suas obras. Dentre os principais artistas, músicos e compositores se destacam: Manuel da Costa Moura, Filandro Portella, Odórico Carvalho, Zé Armando, Elis Marina, Monise,Suely Rodrigues,Flavenildes, Ivonildo do Nordeste, Wilson Seixas entre outros.
Artesanato
Artes com palha, couro, madeira, barro, bordado, tricô, ponto cruz e vagonite.
Dramaturgia e Teatro
O município de Picos não possui teatro, a maioria das peças são encenadas em escolas ou em manifestações culturais realizadas pelas insitituições educacionais ou particulares da cidade. Um dos grupos de teatro que se destaca é o Pojeto Bar Cultural comandado pelo ator e diretor Sávio Barão, fazendo parte deste grupo o diretor e ator Flávio Guedes, os atores Vilebaldo Rocha, Jesualdo Alves, Zenite Barão.
O Desfile de 7 de setembro
Comemorado aqui no município de Picos na "Semana da Pátria" e realizado no feriado de 7 de setembro, é um desfile que todo o ano é apreciado por diversas pessoas que vão a avenida marcar presença como público. No desfile são apresentados os militares do 3º Batalhão de Engenharia e Construção, policiais e bombeiros militares, escolas estaduais e municipais entre outros. Sempre é marcado pela presença do prefeito municipal, lideranças militares e políticas convidadas.



Pontos turísticos

Catedral de Nossa Senhora dos Remédios (em estilo neo-clássico).
Morro da Mariana (onde se tem uma vista panorâmica da cidade, além variados restaurantes e pizzarias e, sobretudo, a maior característica da cidade, que tem a maior concentração urbana vivendo em encostas ou sobre morros do Estado do Piauí).
Igreja do Sagrado Coração de Jesus - "igrejinha" (a primeira igreja da cidade de Picos).
Museu Ozildo Albano (com peças e gravuras que retrata a história da cidade).
Feira-Livre (uma das maiores feiras livres do Piauí e do Nordeste - a diversidade de produtos comercializados serve de atrativo).
Prainha do Rio Guaribas.
Barragem de Bocaina (cidade vizinha).

Lazer

Casas de shows

Sociedade Civil Picoense Clube.
Coliseu Hall.

 

Clubes

AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) - Situado no bairro Catavento.
Clube do Professor - Situado no bairro Paraibinha.
CRIC (Clube Recreativo das Indústrias Coelho) - Situado no bairro Paraibinha.
Clubes no 3º BECnst (Clube de Cabos e Soldados, Clube dos Oficiais) - Dentro do quartel do exército do 3º BECnst.
Recanto dos Maçons - Povoado Samambaia.
Samambaia Campestre Clube - Situado no povoado Samambaia.
Sport Center.
A município ainda não dispõe de shoppings e/ou cinemas, mas já está despertando o interesse de grandes empresas que querem instalar um shopping na cidade em um futuro próximo.

Picoenses Ilustres

Antônio Coelho Rodrigues, senador da República.
Helvídio Nunes de Barros, prefeito, senador e governador do Estado.
Odorico Carvalho, cantor e compositor.
Renato Duarte, escritor, economista e professor.
Naza Macfarren, artista plástica.
Fontes Ibiapina, escritor reconhecido nacionalmente.
Leonardo, jogador de futebol, atuou na seleção brasileira na época de Zagallo.
D. Joaquim Rufino, primeiro bispo de Quixadá-CE.
Rômulo, jogador de futebol, atualmente defende o Vasco da Gama (RJ)
Ivonildo do Nordeste - Humorista

COM SEU DEFEITOS E QUALIDADES... É ASSIM QUE GOSTO DE VOCÊ! E É POR ISSO E MUITO MAIS QUE VOCÊ MORA NO MEU CORAÇÃO! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!