terça-feira, 1 de maio de 2012

Piauizão

Aqui estão algumas das maravilhas do meu Piaui ! Suas belas praias , sítios arqueológicos e o Delta do Parnaíba !  
Um dos três únicos deltas naturais do mundo, o delta do Parnaíba é um santuário ecológico que abriga diversas espécies de aves, peixes e mamíferos de nossa fauna.
Suas praias, ilhas, lagoas e dunas são um espetáculo imperdível que a natureza proporciona aos privilegiados que têm a sorte de conhecê-las.
O Delta do Parnaíba é formado por cinco braços: o de Luís Correia, o das Canárias, do Caju, da Melancieira e o de Tutóia. São mais de 80 ilhas e ilhotas espalhadas entre dunas, mangues e gamboas que abrigam diversas espécies de nossa flora e fauna, além de proporcionar ao visitante paisagens belíssimas.
O litoral do Piauí é privilegiado pela beleza de suas praias, capazes de atender aos caprichos de qualquer turista.
Águas mornas e areias claras são suas marcas registradas, que se apresentam sob a forma de praias utilizadas para a prática do surf, praias movimentadas, com muita música e badalação e praias tranqüilas, ideais para o descanso.
A Praia da Pedra do Sal é uma das praias mais belas do litoral piauiense. Caracteriza-se por um braço de formações rochosas adentrando o mar, dividindo o local em duas praias: Uma com águas calmas e outra com águas agitadas, próprias para a prática do surf.
A Praia de Atalaia é um local de agitação, movimento, som, festa e alegria. Diversos bares e restaurantes se destacam por toda a orla, oferecendo as mais diversas opções em frutos do mar e comidas típicas.
Situada no município de Parnaíba, a Lagoa do Portinho é um local de prazer e entretenimento. Suas dunas sinuosas e brancas contrastam com as águas escuras e uma densa vegetação, onde uma completa infra-estrutura receptiva oferece bares, restaurantes, espaços para shows, estacionamentos e atracadouros para lanchas. Competições de jet-skies, lanchas e wind-surf contribuem para o visual jovem e movimentado da lagoa, onde, nos finais de tarde, se pode assistir a um belíssimo pôr-de-sol, um dos mais belos do litoral brasileiro.
A Praia do Coqueiro trata-se de um balneário com águas calmas e areias claras. Também conta com bares e restaurantes com comidas do mar. Ideal para quem busca paz e tranqüilidade.
A Praia do Macapá ainda hoje consiste em um vilarejo de pescadores com a paisagem natural ainda intocada. Desfrute de suas águas calmas e dos passeios de barco oferecidos pelos moradores do lugar.
A Praia de Barra Grande, próxima a Macapá, é um local que oferece opções de caminhadas ecológicas e um pôr-do-sol deslumbrante.
Visite o litoral piauiense, pois muito você haverá de ver e sentir.

Sítios Arqueológicos
O Piauí abriga vários sítios arqueológicos de importância mundial. Através deles é possível conhecer e enriquecer a história do homem nas Américas. Além da importância histórica e cultural, os sítios arqueológicos do Piauí possuem paisagens muito bonitas, que encantam a qualquer amante da Natureza.

O Parque Nacional de Sete Cidades é formado por sete formações rochosas dispostas de tal maneira que se assemelham a cidades, com ruas, casas, prédios, monumentos e praças. Sete Cidades sempre despertou a curiosidade humana, tanto pela sua curiosa formação quanto pelas inscrições que ali se encontram as quais, segundo alguns estudiosos, contêm ao mesmo tempo traços fenícios, egípcios e tupis. Para os amantes da Natureza o ideal é passar pelo menos uma semana visitando os seus atrativos, de preferência a pé, com os guias que o Parque disponibiliza para os visitantes.
Considerado o sítio arqueológico mais antigo das Américas, o Parque Nacional da Serra da Capivara é um palco de onde se descortinam visões de um passado distante do ser humano. Suas pinturas rupestres, que foram consideradas patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO, aliadas a uma paisagem exótica, são atrativos para todos os que buscam um pouco de aventura e de contato com a natureza.Serra da Capivara
Pinturas Rupestres Encontradas na Serra da Capivara.As descobertas arqueológicas do local tomaram maior dimensão quando, em 1986, foi criada a fundação Museu do Homem Americano - FUMDHAM, dirigida pela arqueóloga paulista Niéde Guidon. A Fundação vem buscando novos vestígios, catalogando descobertas e enriquecendo o acervo do museu instalado na região.




Esse é o meu Piaui ,o qual tenho muito orgulho ! 

3 comentários:

  1. O Piauí é mesmo lindo, pena que algumas pessoas de outros estados ainda tem uma imagem distorcida do nosso estado, mas estamos ai para reverter isso, belo post Taís!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Clecia ,isso é verdade mesmo ! Mais estamos ai p mostrar como é de verdade nosso estado ;)

    ResponderExcluir
  3. geralmente os lugares mais bonitos são os menos conhecidos...

    ResponderExcluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!