quarta-feira, 16 de maio de 2012

Picos- A Capital do Mel !!! huuum... delícia!

Picos é o maior produtor de mel do país, garantindo ao Piauí o título de maior produtor da região Nordeste.O Sebrae no Piauí executa projeto no setor em três regiões do Estado: no litoral piauiense, na Serra da Capivara e na região do Araripe. Organizados em cooperativas e/ou associações, os produtores de mel dessas áreas desenvolvem diversas iniciativas de melhoria da cadeia e de comercialização através de empreendimentos como a Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro, Casa Apis; a Associação dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes, AAPI; e a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes, Comapi. Na região de Picos e de Simplício Mendes, existem 1.200 apicultores beneficiados pelo projeto e organizados em trinta e cinco associações e cinco cooperativas, com vinte e três municípios representados nessas entidades.
O Projeto Apis Serra da Capivara, executado na microrregião de São Raimundo Nonato, a 517 quilômetros ao sul de Teresina, atende oito municípios: Anísio de Abreu, Caracol, Fartura do Piauí, Guaribas, Jurema, São Brás do Piauí, São Lourenço do Piauí e São Raimundo Nonato. Nesta região, existe uma variedade de florada típica da caatinga, que apesar da concentração da safra no primeiro semestre de cada ano e da apicultura fixa (os apicultores não fazem migração de colméias), concentra uma grande produção de mel, estimada entre 1.500 a 2.000 toneladas/ano. Entre as cooperativas que participam do Projeto Apis Serra da Capivara estão: Cooperativa dos Apicultores e Produtores Rurais do Território Serra da Capivara, Coopasc; e Cooperativa Apícola da Microrregião de São Raimundo Nonato, Cooparn.
O Projeto Apis Região Norte envolve doze Municípios, que somam cem apicultores filiados em duas cooperativas. Dentre as ações desenvolvidas na região estão a fabricação de novos produtos como pólen, cosméticos à base de mel, mel orgânico, mel com certificação para o comércio justo e solidário, além do repasse de novos conhecimentos sobre os procedimentos nas Unidades de Extração de Produtos Apícolas (UEPAS), instrumentos que auxiliam os apicultores nas etapas da cadeia produtiva do mel.

 

Os benefícios do mel para a saúde:

Você já usa mel? Se não, deveria! Esse néctar das abelhinhas, além de adoçar, pode ajudar a tratar de muitas doenças, como gripe, asma, amigdalite e bronquite. Delicioso e fresco, ainda auxilia em problemas de circulação e dos músculos. Confira os 11 tipos mais fáceis de se encontrar nas prateleiras e os benefícios de um cada deles:

CIPÓ-UVA
Atua como expectorante, desintoxicante e laxante. Ainda possui uma propriedade que ajuda na limpeza do fígado.

COM PRÓPOLIS E AGRIÃO
É descongestionante, anti-inflamatório e diurético. Também ajuda a limpar o sangue e melhora a circulação.

EUCALIPTO
Como é expectorante e tem ação bactericida nas vias aéreas, funciona para o tratamento de casos de tosse e bronquite.

COM PRÓPOLIS
Une a propriedade bactericida do mel com o efeito antibiótico da própolis. Indicado para quem tem problemas nas vias respiratórias.

COM PRÓPOLIS E EUCALIPTO
Combate a gripe e ajuda a cuidar dos brônquios. Ainda conta com propriedades anti-inflamatórias.

DE LARANJEIRA
Considerada uma das versões mais saborosas, é calmante, regula o intestino e ainda previne cãibras e distensões musculares.

COM GUACO E PRÓPOLIS Graças ao guaco, que facilita a eliminação da secreção com a tosse, é broncodilatador, antiasmático e expectorante.

COM PRÓPOLIS E POEJO
Ideal para combater problemas respiratórios, também auxilia na revitalização do organismo.

SILVESTRE
A versão mais clara deve ser tomada por crianças e idosos. Já a mais escura é ótimo laxante, tônico energético e estimulante da imunidade.

COM PRÓPOLIS E LIMÃO-CRAVO
Indicado principalmente em casos de gripes e resfriados, justamente por ser rico em vitamina C.

COM PRÓPOLIS E LÓTUS Dilatador dos brônquios e expectorante, é indicado para portadores de asma, bronquite e amigdalite.

Atenção!
Crianças de até 1 ano não podem ingerir mel. Diabéticos, gestantes e lactantes devem tomá-lo sob prescrição médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!