domingo, 13 de maio de 2012

ROGAI POR NÓS.






 Como sabemos geralmente a carne e o alimento mais caro no prato, e muitas pessoas não têm condições financeiras para compra-la.
            A carne e um alimento extremamente rico em proteína e na falta desse nutriente a pessoa pode apresentar uma serie de problemas como perda de peso, fraqueza, diminuição do tecido muscular e edema. Outras síndromes incluem anormalmente baixos de pressão arterial, frequência cardíaca anormalmente baixa, anemia, pigmentação da pele e etc...
Pensando nisso, resolvi falar aqui no blog sobre uma ideia para meu TCC que eu tenho desde o 3º período do curso, o de investir num alimento mais barato, mas também rico em proteína. 



 Esse alimento trata-se de uma planta chamada popularmente por “ora-pro-nobis” a planta pertence à família dos cactos que apresenta folhas suculentas e comestíveis, cuja forma lembra a ponta de uma lança. Seu consumo é muito disseminado em Minas Gerais, principalmente nas antigas regiões mineradoras e cidades históricas. A tradição mineira diz que essa planta era colhida às escondidas, nos fundos de uma igreja, enquanto o padre rezava a ladainha do orapronobis, do latim "rogai por nós", o que explica seu nome popular.
Conhecido como “carne de pobre”, as folhas do ora-pro-nobis desidratadas contêm 25,4% de proteína (das quais 85% acham-se em forma digerível). É um valor muito alto, mesmo se comparando com vegetais mais famosos, como o espinafre, que tem um teor de 2,2% de proteínas. Além disso, possui vitaminas A, B e C e minerais como cálcio, fósforo e principalmente ferro, que ajuda a combater anemias.
O ora-pro-nobis também é muito rico em lisina, um aminoácido essencial - assim denominado porque o organismo não o produz. Esta substância é importante para a formação dos ossos graças à sua capacidade de aumentar a absorção intestinal de cálcio.
A lisina tem papel fundamental na produção de anticorpos, hormônios e enzimas, na formação do colágeno e das fibras musculares e na regeneração dos tecidos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!