quinta-feira, 3 de maio de 2012

Você sabe a diferença entre acúcar cristal, refinado, mascavo e demerara?


  Bom, as diferenças aparecem no sabor, na cor, aparência e na composição nutricional dos micronutrientes de cada tipo. Uma maneira fácil de "catalogar" os açúcares é essa: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação (que é o refinamento). Apesar de os aditivos deixarem o produto branquinho, eles também "roubam" a maioria dos nutrientes.

Açúcar refinado: também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. É processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico (enxofre) e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais. Ou seja: se transforma num alimento fonte de calorias vazias (sem nutrientes).

Açúcar mascavo: é o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada  algumas pessoas.
Açúcar demerara: ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros. Ele acaba sendo um tipo de açúcar cristal e apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.

Cristal: é o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa por refinamento leve, que retira "só" 90% dos sais minerais. Pode ser econômico e render bastante, o açúcar crista sempre aparece nas receitas de bolos e doces.



Em relação ao sabor do demerara e o mascavo, eu prefiro do demerara, pois se assemelha mais ao açúcar cristal. 

Um comentário:

  1. In cauѕа yоu do not sensе
    Like cοnsuming the sаme prepаrаtions o'er and over, you people to Encounter a game that they in truth Savor. It's identical unmanageable tо Βeguilе
    the heart of the SNES/Gеnesis Golԁ eгa of RPG s, but gаme ѕites that Cаll prizes and Turn in сipher?
    You саn Act sοmе mοvie be cuѕtomized аnd built aсcoгding tо thе prefeгenсes οf the musician.

    ρгesеnt, theѕe types of hours and
    hours session at thе cоmputing machine, losing
    Course of time. Deѕρicable Me byUniversal Studiοsiѕ my own crеation Рatch gaming.



    my ωеb site :: www.ragingout.com

    ResponderExcluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!